quinta-feira, 11 de setembro de 2008

VII FIC - Festival Internacional da Canção - 1972


Um dos Festivais mais importantes na década de 70 - VII FIC - Festival Internacional da Canção - 1972, - Rio de Janeiro - Maracãnanzinho, revela grandes artistas e é considerado como o último grande festival da Era dos Festivais.

Neste festival foram revelados nomes como: Ednardo, Fagner, Belchior, Alceu Valença, Raul Seixas, Sérgio Sampaio, Hermeto Pascoal, Raul Seixas, Renato Teixeira, Sirlan, Paulo César Pinheiro, Rildo Hora, Ruy Mauriti, entre muitos outros compositores e intérpretes, que juntos aos mais conhecidos como: Jackson do Pandeiro, Marlene, Os Mutantes (Rita Lee / Arnaldo / Sérgio / Liminha). Fizeram a festa.
E em análise mais detalhada, Jorge Ben antes de ser "descoberto" pelos tropicalístas, teve neste festival seu ápice.

O VII FIC aconteceu em momento muito conturbado da política pela ditadura militar e consta na história que durante este período do governo Médici (1969 - 1974), foi quando as maiores repressões (não só às artes) aconteceram, os historiadores constatam que foi o mais repressivo e violento, os jornais, revistas, rádio e televisão sofreram violenta censura, impedindo que a população fosse informada do que estava acontecendo.

Consta que este VII FIC foi bastante marcada pela intervenção da censura federal durante a ditadura, com vários episódios que foram desde a destituição sumária de todo o Juri Nacional, incluindo espancamento de um de seus membros que queria ler uma nota de explicação e repúdio à arbitrariedade.

Lí no site Jornalismo Cultural sobre o VII FIC http://www.jornalismocultural.com.br/musica/globo1972.htm

Em artigo escrito por Mirella Falcão, que entre outras coisas explicita: este VII FIC foi pela primeira vez, um festival transmitido em cores para o Brasil e Exterior.
Para selecionar as 30 músicas, entre as 1.912 inscritas, compunham a comissão: César Camargo Mariano, Julio Medaglia, Roberto Freire, Décio Pignatari e Sérgio Cabral. Esses três últimos viriam participar também do júri, juntamente com Mário Luís Barbato, Rogério Duprat, Alberto de Carvalho, João Carlos Martins, Guilherme Araújo, Big Boy e Walter Silva. Nara Leão presidiu o júri que classificou 14 músicas para a final.

Esse júri, contudo, foi afastado da final nacional por ordem dos militares, que não gostaram de entrevista dada por Nara Leão, fazendo duras críticas ao governo. Um novo júri de gringos selecionou duas músicas para a competição internacional, gerando uma série de protestos e pancadaria.

Na final nacional, Roberto Freire, ao tentar ler um manifesto representando o júri expurgado, foi arrastado do palco e brutalmente espancado. No manifesto, depois lido pelo apresentador Murilo Néri, defendia-se a escolha de "Cabeça", de Walter Franco, e "Nó na Cana", de Ari do Cavaco e César Augusto.

Entretanto, as canções ganhadoras foram "Fio Maravilha", composição de Jorge Ben defendida por Maria Alcina, e "Diálogo", samba de Baden Powel e Paulo César Pinheiro, interpretado por Cláudia Regina e Baden. Nenhuma das composições brasileiras saiu vitoriosa na fase internacional.
_______________________________________________________________

Ficha Técnica - VII Festival Internacional da Canção - 1972
Realização: Rede Globo de Televisão
Diretor Geral: José Otávio Neves Diretor Artístico: Solano Ribeiro Local: Maracanãzinho (Rio de Janeiro)
Juri Nacional: Alberto de Carvalho, Big Boy, Décio Pignatari, Guilherme Araújo, J.Carlos Martins, Lea Maria, Mário Luiz, Nara Leão (presidente), Roberto Freire, Rogério Duprat, Sérgio Cabral, Walter Silva

1ª Eliminatória: 16/09/1972

Nem becos nem saidas (Abílio Manoel) - Abílio Manoel
Diferenças (Rildo Hora / Manoel Nunes)
Depois do portão (J.Abridon / L.Mendes Jr)
22º andar (Edson Conceição / A.Silva)
Serearei (Hermeto Paschoal) - Alaide Costa
4 graus (Fagner / Dedé ) - Fagner
Nó na cana (Ari do Cavaco e Cesar Augusto) - Nina e Elson
Eu sou eu , Nicuri e o Diabo (Raul Seixas) - Banda - Os Lobos
Diálogo (Baden Powell / P.C.Pinheiro) - Tobias, Cláudia,Regina e B.Powell
Eu quero é botar meu bloco na rua (Sérgio Sampaio) - Sérgio Sampaio
Papagaio do Futuro (Alceu Valença) - Alceu Valença
Cabeça (Walter Franco) - Walter Franco
Fio Maravilha (Jorge Ben) - Maria Alcina
Nos cafundós do Zé (Ruy Maurity / J. Jorge) - Ruy Maurity
Corpo a corpo (Tulio Mourão / Nelson Motta)

2ª Eliminatória: 17/09/1972

Pente (Luiz Carlos Porto / Antonio Fernando) - Banda O Peso
Bip Bip (Ednardo / Belchior) - Ednardo, Belchior e Claudio Ornellas
Reza ao padre Cícero (Luis Wanderlei) - Luís Wanderlei
Loucura pouca é bobagem (J.Rocha / Maurício Are)
Let me sing (Edith Wisner/Raul Seixas) - Raul Seixas
Flor Lilás (Luli) - Luli e Lucina
Olerê Camará (L.Reis / J.Lourenço) - Ana Maria
Marinheiro (Renato Teixeira) - Renato Teixeira
Frevança (Tom / Dito ) - Tom e Dito
Liberdade Liberdade (Oscar Toralles) - Banda - A Bolha
A volta do ponteiro (R.Lourenço) - Banda - Os Originais do Samba
Viva Zapatria (Sirlan / Murilo ) - Sirlan
Mande um abraço pra velha (Mutantes) - Banda - Mutantes
Automóveis (Osvaldo Montenegro) - Os 3 Moraes
Carangola (Fauzi Arap / Fototi) - Marlene

_____________________________________________________________

Embora a TV Globo tenha gravado ao vivo e a cores pela primeira vez um festival internacional para o Brasil e Exterior, os registros de vídeos e gravações de áudio deste VII FIC, "desapareceram" de forma inexplicável. Do todo que foi registrado, restam apenas dois discos LPs, que também sumiram logo após lançados, e mesmo assim nas mãos de poucos colecionadores.

Importante registrar que o único vídeo que existe informando deste festival e disponibilizado em sites públicos como o You Tube é um pequeno trecho de Maria Alcina cantando "Fio Maravilha" de autoria de Jorge Ben, e curiosamente o autor foi processado pelo jogador de futebol acusando de usar seu nome, ora, ora!... Fio Maravilha só se tornou conhecido por causa da música de Jorge Ben. (Na realidade era um jogador medíocre) - Maria Alcina chegou no VII FIC vestida com o uniforme do Flamengo, camisa, calção e chuteiras com uma torcida organizada pelo clube de futebol e os gringos que de última hora foram postos pra julgar as músicas disseram - Yes - Brazil - Carnaval - Samba - Futebol.

Particularmente, e também pelo senso geral, acho que o material de suportes vídeofonográficos (som e imagens) com um time com estes nomes não é de se jogar fora. Que existe, existe, não temos dúvidas, a pergunta será - Porque não publicam? E se não quiserem publicar - Porque não disponibilizam, para todos?

Recentemente conversando com Ednardo compositor da música BIP BIP, expliquei que estava fazendo uma pesquisa e ele foi super gentil em falar sobre vários fatos deste festival.

Confirmou a destituição do juri e a repressão generalizada, a agressão a um dos membros - Roberto Freire - e a repressão aos artistas participantes, relatando que policiais entraram no camarim improvisado no vestiário do Maracanãnzinho e sem nenhuma razão que justificasse, agrediram verbalmente com palavras: "cabeludos, viados, drogados, e subversívos"...

E ainda organizaram um "corredor de vaias" para artistas que saiam do camarim para se apresentar, para desespero de Solano Ribeiro (organizador da fase nacional), que já estava enfrentando o "pepino" da destituição do Juri e a agressão a um deles.
E Solano teria dito, "...Senhores, deixemos aplausos e vaias para o público" - e um deles retrucado -"nós somos público também"... - E Solano: então a platéia é o melhor lugar para vocês se manifestarem, aqui estamos nos bastidores do palco"...Mas nenhum deles saiu de lá.

Parece que este festival foi barra pesada mesmo, pra música e cultura brasileira, pros artistas e produtores.

_______________________________________________________________

Os Discos Publicados


Relação das músicas do Disco: VII FIC - Finalistas Nacionais
SOM LIVRE - SSIG -1017 (Ano 1972)


LADO A
1. VIVA ZAPATRIA (Sirlan - Murilo Antunes de Oliveira) - Sirlan
2. LET ME SING, LET ME SING (Edith Nadine Seixas - Raul Seixas) – Os Lobos
3. DIÁLOGO (Baden Powell - Paulo Cesar Pinheiro) RENATA E FLÁVIO
4. CARANGOLA (Fauzi Arap - Fototi) MARLENE
5. A VOLTA DO PONTEIO (Roberto Lourenço da Silva - Roberto Ferreira dos Santos) OS ORIGINAIS DO SAMBA
6. SEREAREI (Hermeto Pascoal) ALAÍDE COSTA


LADO B

1. FIO MARAVILHA (Jorge Ben) MARIA ALCINA
2. NÓ NA CANA (Ari do Cavaco - Cezar Augusto) ELSON E MIRNA
3. EU SOU EU, NICURI É O DIABO (Raul Seixas) OS LOBOS
4. EU QUERO É BOTAR MEU BLOCO NA RUA (Sergio Sampaio) EUSTÁQUIO SENA
5. MANDE UM ABRAÇO PRA VELHA (Os Mutantes) CORAL SOM LIVRE
6. CABEÇA (Walter Franco) EUSTÁQUIO SENA

Consta que retirarem do Disco 2 músicas finalistas:BIP BIP de Ednardo e Belchior, interpretada por Ednardo e Belchior e Cláudio Ornellas; 4 GRAUS de Fagner e Dedé Evangelista – interpretada por Fagner;

Note também que mudaram vários intérpretes originais

Foi lançado também outro disco do VII FIC
Os Grandes Sucessos do FIC 72
Phonogram/Fontana 6470 500
(Ano 1972)

Lado A:

1. Eu quero é botar meu bloco na rua (Sérgio Sampaio) – Sérgio Sampaio
2. A volta do ponteiro (Roberto Lourenço da Silva - Roberto Ferreira dos Santos) - Beto Scala
3. Fio Maravilha (Jorge Ben) - Jorge Ben
4. Diálogo (Quebranto) (Baden Powell - Paulo César Pinheiro) Cláudia Regina e Tobias
5. Nó na cana (Ary do Cavaco - César Augusto) - Juracy
6. Marinheiro (Renato Teixeira) - Renato Teixeira
7. Eu sou eu, Nicuri é o Diabo (Raul Seixas) - Lena Rios

Lado B:

1. Viva Zapátria (Sirlan Jesus - Murilo Antunes de Oliveira) - MPB-4
2. Let me sing, let me sing (Edith Nadine - Wisner Seixas - Raul Santos Seixas) - Raul Seixas
3. Corpo a corpo (Túlio Mourão - Nélson Motta) - Fábio
4. Mande um abraço pra velha (Arnaldo Baptista - Sérgio Baptista - Rita Lee - Arnolpho Lima Filho) - Mutantes
5. Quatro graus (Fagner José Evangelista) - Fagner
6. Pente (Luís Carlos Porto - Fernando Vale) - O Peso

O detalhe curioso é que esse LP traz não as versões apresentadas no festival, mas (o que parece ser) o registro que os autores mandaram para o comitê que selecionou as músicas para as eliminatórias. E na contracapa, traz uma lista com as 30 canções selecionadas para o festival

7 comentários:

Anônimo disse...

Esses discos do FIC 72 são realmente extremamente raros. Ainda não encontrei em nenhum blog. Uma pena! Pois foi um festival histórico que revelou nomes excepcionais para a MPB: Walter Franco, Raul Seixas, Fagner, Alceu, Geraldo etc... etc... etc...

Leandro - SP

Roberto disse...

Falando da repressão....Ainda tem gente que quer que esses vermes da ditadura voltem....

LELLA disse...

Oi Zeca,

por conta de um fórum sobre o documentário 'Simonal - Ninguém Sabe o Duro Que Eu Dei', tocamos no FIC. Então resolvemos abrir um em especial sobre os grandes festivais. Uma era que a garotada de hoje não vivenciou.
Assim, madrugando hoje... vim buscar fotos... e cheguei aqui.
O tópico será numa comunidade no Orkut (Harém Social Clube). Se não fizer objeção, levarei trechos desse seu texto. Pode deixar que linkarei, até para quem quiser ler na íntegra.
Será um resgate a nossa memória lembrar desses grandes momentos.
Pena que quase não há quase nada para mostrar em fotos e vídeos.

Parabéns por não nos deixar sem um registro de toda essa época!

Anônimo disse...

Fue el ultimo año del festival tecnicamente termino de una manera un tanto mala y que casi nunca nadie nombra al hablar del "VII FIC" en 1972 , Nino Bravo un cantante español se encontraba en un empate con el Norteamericano David Clayton Thomas , el jurado norteamericano que le tocaba votar decidio votar por su mismo pais osea por el Norteamenricano David Clayton Thomas haciendo un voto ilegal ya que tenia que darselo a Nino Bravo quien habia hecho una excepcional actuacion con la cancion (Mi Tierra).

alves12br disse...

Os Grandes Sucessos dO FIC 72 (VII FIC) eu possuo ainda em vinyl, e não me desfaço dele por nada nesse mundo, pois consta alí o único registro gravado de 4 Graus de Fagner, de que se tem notícia.

Anônimo disse...

Como todos os registros desapareceram,foi-se o Show do Mungo Jerry no sabado ,no fechamento da eliminatória......

Brasil Music disse...

http://brasildiscomusic.blogspot.com.br/